21 maio, 2014

JARDIM na programação do VIVA TEATRO VIVA O CIRCO do SESC

VAMOS VIAJAR NESTE JARDIM. SÁBADO, 29 DE MARÇO, 19 h, NO TEATRO DO SESC PELOURINHO

Que a chuva de lava, pedras incandescentes e armas,
Doravante, torne-se uma chuva de flores,
E que todos os ataques armados,
De agora em diante tornem-se uma divertida troca de flores.
 (trecho do poema composto no século VIII por Shantideva, famoso mestre budista indiano).

O espetáculo Jardim escancara o absurdo dos atritos e conflitos que surgem entre os seres humanos em sua eterna disputa por território. Na peça, situações tragicômicas oscilam entre cenas de guerra e paz, amor e ódio, união e inveja, e culminam surpreendentemente em uma grande explosão florida em clima de libertação total... Um desfecho esfuziante no qual é revelado o lema do Jardim: uma ode a “agricultura celeste”!  Brincando com a fase histórica do movimento hippie, a peça aborda manifestações que ganharam força nessa época e influenciaram os rumos do mundo como o pacifismo, o ambientalismo, o orientalismo, e o movimento “Flower Power” (Poder das Flores).  Na perspectiva do universo feminino, as palhaças Bafuda (Felícia de Castro) e Ricota (Suzana Miranda) evidenciam as luzes e as sombras do ser humano que surgem quando se está em relação com o outro. Evidenciando os afetos como temática essencial, o espetáculo convida a cultivar um novo coração.
Quando a Lua estiver na sétima casa e júpiter alinhado com marte, a paz guiará os planetas e o amor dirigirá as estrelas, este é o amanhecer da Era de Aquário. Harmonia e compreensão, gentileza e confiança em abundância, nenhuma falsidade ou escárnio. Sonhos dourados brilhando as visões, revelações místicas de cristais, e a libertação verdadeira da mente. (trecho de Aquarius, música tema do filme Hair).

O espetáculo foi criado em 2003 e em 2005 foi contemplado com o prêmio duplo de melhor atriz para Felícia de Castro e Flavia Marco Antonio no XII Festival Nordestino de Teatro (Ceará). Jardim é um espetáculo de palhaçaria feminina e fez diversas apresentações em várias cidades brasileiras, participando de festivais como o Palco Giratório (Ceará), FEVERESTIVAL (São Paulo), Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (FILTE), e Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará). Para comemorar os dez anos do grupo, em 2010, a peça foi remontada com Suzana Miranda, uma talentosa representante da nova geração de palhaços e palhaças que  vêm renovando a cena da comicidade na cidade de Salvador.

O espetáculo Jardim foi realizado pelo grupo Palhaços para Sempre e dirigido e encenado originalmente por Flavia Marco Antonio e Felícia de Castro, no âmbito das práticas e pesquisas do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário